A lesão por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são termos usados para designar um grupo de doenças que tem como sintomas a dor nos membros superiores, causando danos ao paciente e fazendo com que ele não consiga realizar tarefas diárias, devido à limitação de movimentos.
No Brasil, estas duas são as doenças que mais afetam os trabalhadores, com mais de 2 milhões de casos por ano. Causadas por fatores como esforços repetitivos, postura inadequada e até estresse, os profissionais que trabalham em movimentos contínuos, como costureiras, músicos e digitadores, entre outros, tendem a sofrer mais com as doenças da LER e dos DORT.
Algumas doenças que fazem parte da LER e dos DORT são: tendinite, bursite, epicondilite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, mialgias, entre outras. Estruturas como músculos, nervos, ligamentos e tendões são as mais afetadas.
O diagnóstico será feito por exame físico e histórico do paciente: sintomas como dor localizada; dor que irradia ou que é generalizada; desconforto; fadiga ou sensação de peso; formigamento; dormência; e diminuição da força muscular, podem indicar um quadro de LER/DORT. Exames de imagem complementares (como raio-x, ressonância magnética, ultrassonografia e eletroneuromiografia) podem ser realizados para o diagnóstico preciso.
O tratamento envolve o uso de anti-inflamatórios, repouso e sessões de fisioterapia. Alguns casos podem precisar de aplicação de corticoides na área afetada, ou até mesmo cirurgia. Além disso, alguns pacientes precisam ser afastados de seus cargos de trabalho para que os movimentos repetitivos não continuem a piorar os sintomas.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!