A lesão por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são termos usados para designar um grupo de doenças que tem como sintomas a dor nos membros superiores, causando danos ao paciente e fazendo com que ele não consiga realizar tarefas diárias, devido à limitação de movimentos.
A Lesão de Stener, conhecida como Lesão do Esquiador, prejudica atividades cotidianas que necessitam dos movimentos do dedo polegar. A sensação de que o dedo está fora do lugar é um dos sinais de que o ligamento que dá força e sustentação a articulação está rompido.
O dedo em martelo é uma patologia que ocorre por conta de uma lesão no tendão acima do osso que fica na ponta do dedo, chamado falange distal. A doença pode ocorrer durante esportes ou trabalho e até mesmo no dia a dia.
A artrose nas mãos é uma doença que danifica as articulações entre os ossos. Apesar de ser crônica e degenerativa, ela pode ser freada com a ajuda de medicamentos e reabilitação dos músculos que constituem a articulação.
As lesões dos tendões flexores, também conhecidas como lesões tendinosas na mão, ocorrem quando um ou mais tendões da palma da mão, dedos ou antebraço é lesionado, na maioria das vezes por conta de um corte profundo.