Além de ser a maior articulação do corpo humano, o joelho permite o movimento da perna em relação à coxa, sendo uma das estruturas que suporta o peso do corpo. E não é só durante os exercícios físicos que podemos lesionar os joelhos: até mesmo durante a prática de atividades básicas, como andar, é possível acabar fazendo com eles se lesionem.
Você sabia que o joelho é considerado a maior articulação do corpo humano? Essenciais para inúmeras atividades do dia a dia, os joelhos podem sofrer com lesões e não apenas em pessoas que praticam esportes. Veja alguns dos tipos de lesões mais comuns nos joelhos.
A luxação da patela se manifesta em pacientes predispostos a sofrer com instabilidade no joelho, causando dor e dificuldade em se movimentar. O tratamento envolve imobilização do membro e repouso.
A lesão do menisco é considerada comum. Atletas, pacientes obesos e idosos tendem a sofrer mais com o problema. Felizmente existe uma série de tratamentos que reabilitam por completo o paciente que sofre com o problema.
A condromalácia patelar é uma doença que ocorre na cartilagem do joelho, sendo comum entre adolescentes e jovens do sexo feminino. A ausência do tratamento adequado pode fazer com que a dor no joelho evolua para uma artrose precoce na articulação.