O que é a fisioterapia ortopédica?

A fisioterapia ortopédica é uma das especialidades da fisioterapia que vem ganhando cada vez mais atenção e sendo bastante procurada nos últimos anos. Muito de sua popularidade se deve a sua adaptabilidade e eficácia, já que ela pode ser utilizada desde a prevenção de lesões ou acidentes, durante atividades físicas, ou mesmo no ambiente de trabalho; até no tratamento de lesões ou doenças e na recuperação da musculatura e dos ossos afetados. Em outras palavras, podemos dizer que a fisioterapia ortopédica tem oferecido inúmeras possibilidades aos pacientes, garantindo e recuperando a qualidade de vida e promovendo a saúde do corpo.

Essa especialidade da fisioterapia pode ser realizada tanto em clínicas, quanto na casa do paciente, dependendo da necessidade de cada caso. Além de ajudar na recuperação e fortalecimento dos músculos e ossos, a fisioterapia ortopédica também trabalha no sentido de detectar precocemente problemas como anomalias ou desvios anatômicos, outras disfunções, ou ainda transtornos na postura que podem acabar levando a uma maior limitação no futuro. Sempre se adaptando à necessidade e realidade do paciente, ela pode ser utilizada de diversas maneiras, trazendo muitos benefícios.

O paciente pode e deve buscar pela fisioterapia ortopédica antes mesmo de um acidente ou da descoberta de uma doença, como ao surgimento de alguma dor incômoda ou da necessidade de melhorar a postura, por exemplo. Vale procurar por uma clínica e um profissional de confiança e investir em uma avaliação.

Quando e como a fisioterapia ortopédica pode ser utilizada?

Além do trabalho de prevenção da fisioterapia ortopédica, como citado, ela costuma ser bastante eficaz e importante no tratamento de:

- Lesões e disfunções osteoarticulares;

- Dores localizadas;

- Patologias como tendinite, bursite, hérnia de disco e lombalgia;

- Traumas;

- Lesões de esforço repetitivo (LER);

- Pós-operatório de cirurgias ortopédicas;

- Reabilitação pós-fraturas ou entorses, entre outros tantos tratamentos de disfunções ou patologias.

A fisioterapia costuma ser uma parte essencial no tratamento de patologias ou alterações como as citadas acima, garantindo também uma menor chance de recidivas.

Abaixo, vamos ver algumas dessas principais doenças ou lesões que podem ser tratadas com a ajuda da fisioterapia ortopédica:

Tendinite: a tendinite é uma inflamação de tendão muito comum, principalmente em pessoas que repetem várias vezes o mesmo movimento ao longo do dia. Ela costuma ser bastante dolorida e pode ser causada por uma série de fatores: como os próprios movimentos repetitivos ou ainda lesões repentinas. A fisioterapia, neste caso, vai ajudar a aliviar os sintomas e a acelerar o processo de cicatrização do tendão com exercícios específicos que vão ajudar a esticar o tecido e fortalecer o tendão inflamado.

Bursite: parecida com a tendinite, a bursite é a inflamação da bursa – pequena bolsa que envolve e protege as articulações do corpo. Ela ocorre principalmente na região dos ombros, joelhos, quadril e cotovelo, causando também muita dor. É possível fazer um bom uso da fisioterapia ortopédica tanto na prevenção da bursite, por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento, quanto no tratamento, que assim como na tendinite também envolve o fortalecimento e o alívio dos sintomas.

Artrose: a artrose é um tipo de artrite – inflamação das articulações – que ocorre quando há o desgaste do tecido flexível localizado nas extremidades dos ossos, causando dor e rigidez na realização de movimentos comuns. Dependendo da área afetada o paciente não consegue realizar movimentos como andar, deitar, agachar, etc.

A idade é um fator bastante decisivo na patologia, apesar de ela não se limitar apenas a pessoas idosas. Diferente das duas disfunções apresentadas antes, a artrose possui características irreversíveis, o que faz com que a fisioterapia ortopédica seja uma aliada permanente no sentido de reduzir os sintomas, proteger as articulações, aumentar a estabilidade do corpo e trabalhar na manutenção da força muscular e dos movimentos no geral.

LER: o termo LER é uma abreviação para se referir às Lesões por Esforço Repetitivo, que costumam ser bastante frequentes entre atletas, pessoas que realizam muitos movimentos repetitivos no ambiente de trabalho ou em casa, ou que passam uma grande parte do dia na mesma posição.

É importante entender que a LER não se trata de uma doença, mas de uma síndrome inflamatória que, além de causar dor, pode levar até mesmo a uma incapacidade funcional.

Ela pode estar associada, ainda, a doenças como a tendinite, reumatismo, bursite, esclerose sistêmica, artrite, diabetes, entre outras. A fisioterapia ortopédica é parte imprescindível do tratamento da LER para que o paciente consiga recuperar totalmente as articulações, corrigir a postura – quando necessário – e para aprender exercícios que vão ajudar a aliviar a tensão durante o dia a dia.

Entorse: a entorse, que geralmente ocorre no pé ou tornozelo, é o estiramento de um ou mais ligamentos, na maioria das vezes causada por uma torção, ou outros tipos de traumas que envolvam movimentos bruscos. Ela costuma causar dor, inchaço e dificuldade em se movimentar. Nestes casos, a fisioterapia pode ajudar a fazer alongamentos leves na região, acelerando o processo de recuperação do paciente e o tornando menos doloroso.

O tratamento com a ajuda da fisioterapia ocorre mais ou menos de maneira parecida nas fraturas – que, diferente da entorse, envolve rompimento ou quebra dos ossos. Para os pacientes que sofreram fraturas, os exercícios da fisioterapia ortopédica vão trabalhar na cicatrização e fortalecimento desses ossos, acelerando o processo de recuperação e também evitando uma possível recidiva.