Esportistas estão sujeitos a lesões com frequência: seja pela carga de exercícios, pela possibilidade de impactos e quedas, ou por algum incidente. A fisioterapia esportiva atua não apenas com o objetivo de tratar lesões em atletas, mas também com a prevenção para que essas lesões não ocorram.
O fisioterapeuta esportivo será o responsável por analisar detalhes como correção de postura, avaliação da pisada, entre outros. O profissional de fisioterapia esportiva pode atuar tanto no ambiente esportivo, quanto em consultório. Em um período de pós-lesão do atleta, o fisioterapeuta esportivo será o responsável por reabilitá-lo, fazendo com que ele possa assim voltar à prática esportiva.
Durante a reabilitação das lesões, o atleta será incentivado pelo fisioterapeuta esportivo a praticar exercícios físicos para a melhora da mobilidade, ganho de força e propriocepção. Recursos clássicos da fisioterapia, como analgésicos com gelo, calor, ultrassom e eletroterapia também podem ser utilizados na recuperação.
Na fisioterapia esportiva serão desenvolvidas habilidades como coordenação, descontração, equilíbrio, flexibilidade, força dinâmica, força estática, força explosiva, resistência muscular, resistência anaeróbia, resistência aeróbia, velocidade de movimentos e velocidade de reação: tudo isso para um melhor rendimento no esporte.
Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe da Clínica Memorial para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Tel: (11) 4616-0406