Você sabia que existem diferentes tipos de lesões musculares? Elas podem ser classificadas como traumáticas e atraumáticas; sendo que as traumáticas são estiramento, contusão e ruptura; já as atraumáticas são cãibra e dor muscular.
Estiramento muscular: também chamado de distensão, o estiramento muscular ocorre quando o músculo se estica em excesso, causando a ruptura de fibras musculares, músculo, ou tendão. O paciente sente dor, inchaço, espasmos musculares e dificuldade em movimentar a região lesionada.
Contusão muscular: a contusão muscular é causada por trauma direto, mais comum durante a prática de esportes. Ela pode ser classificada como leve, moderada, ou severa, dependendo do nível do trauma e do tempo de recuperação. Os sintomas envolvem dor, inchaço, rigidez, dificuldade de movimentar a região, diminuição da força e da mobilidade articular, e hematoma.
Ruptura muscular: Diferentemente do estiramento muscular, a ruptura muscular ocorre quando o músculo ou tendão sofrem ruptura total. O paciente terá como sintomas dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada.
O tratamento para lesões musculares é feito com repouso, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, compressas geladas e fisioterapia.
Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe da Clínica Memorial para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Tel: (11) 4616-0406