Lesões durante a corrida são muito comuns e geralmente estão ligadas a falta de preparo do corpo, movimentos incorretos, má postura e outros hábitos ruins. A Fisioterapia Esportiva auxilia não apenas no tratamento e recuperação, mas também na prevenção das lesões, ao trabalhar com as principais fraquezas e contornar os riscos.

Você sabia que existem diferentes tipos de lesões musculares? Elas podem ser classificadas como traumáticas e atraumáticas; sendo que as traumáticas são estiramento, contusão e ruptura; já as atraumáticas são cãibra e dor muscular.

Você sabe por que é importante se alongar? Quando o assunto são exercícios físicos, o alongamento age em prol dos músculos fazendo com que eles aumentem ou mantenham a sua flexibilidade. Antes do treino o alongamento serve para aquecer os músculos, já depois, serve para eliminar a tensão, evitando uma possível lesão.

A canelite é a inflamação que acontece na tíbia ou nos tendões/músculos que a cercam. Sua principal causa é o uso excessivo das pernas.

As mulheres estão cada vez mais presentes em práticas esportivas. Por algumas diferenças anatômicas e fisiológicas, elas sofrem mais lesões durante a prática de exercícios. Com os cuidados corretos, é possível prevenir essas lesões, ajudando-as a aumentar o desempenho e resultados.